Destaques

Centro de preservação do quadril

Avanços recentes no diagnóstico e tratamento dos problemas do quadril tem possibilitado tratamento precoce em algumas situações que antigamente eram classificadas como “tendinites”. Hoje através de exames adequados é possível detectar e tratar as doenças do quadril, de modo a preservar ao máximo a articulação e permitir aos pacientes plena atividade física.

 

O que é Cirurgia Preservadora do Quadril?

O quadril é uma articulação complexa que é cercada profundamente por músculos e ligamentos. A complexidade da articulação se dá pela sua anatomia, a orientação e biomecânica. Com os últimos avanços da cirurgia do Quadril como a artroscopia, podemos ter um melhor entendimento do funcionamento dessa articulação frente a situações patológicas e dolorosas.

 Assim, Cirurgia Preservadora do Quadril consiste numa série de técnicas cirúrgicas que tem por objetivo melhorar a biomecânica do quadril, melhorando assim a sua função e diminuindo a dor .

 

Como se faz a avaliação da dor no Quadril?

A avaliação do quadril doloroso deve ser feito por profissional capacitado e treinado, tendo em vista a complexidade desta articulação. Muitas vezes a demora para o diagnóstico das patologias do Quadril, pode levar os pacientes a frustração por buscarem uma resposta objetiva do por que possuem dor e não apresentarem melhora. As doenças do quadril podem se apresentar de diversas maneiras como dores na virilha, nas nádegas, na lateral do coxa e até no joelho , assim sendo os pacientes devem passar por uma avaliação minuciosa para chegar ao correto diagnóstico. Alguns exames além da história da doença e do exame físico nos auxiliam no diagnóstico das patologias. São eles:

-          Radiografia da Pelve e do quadril (RX)

-          Tomografia (TAC)

-          Ressonância Magnética (RNM)

-          Ultrassonografia

 

Quais são os possíveis candidatos a Cirurgia Preservadora do Quadril?

Após avaliação do exame físico e dos exames solicitados podemos citar alguns possíveis diagnósticos de pacientes candidatos a cirurgia preservadora do Quadril.

1 – Impacto Fêmuro-Acetabular (IFA)

2 – Displasia do Desenvolvimento do Quadril

3 – Osteonecrose da Cabeça Femural (ONCF)

4 – Sequela das Doenças do Quadril na Infância (Epifisiólise e Perthes)

5 – Coxa vara/valga

6 – Sequelas de fraturas do fêmur proximal e acetabulares

Dentre essas doenças vale destacar o Impacto Fêmuro-Acetabular(IFA) . O Impacto fêmuro-acetabular decorre de alterações da relação da cabeça do fêmur com o acetábulo/pelve, se apresentando principalmente em pacientes jovens com dores na virilha e na lateral do quadril. Pelo seu caráter dinâmico, essa patologia deve ser diagnosticada com manobras específicas e tem como consequências a lesão da cartilagem e do labrum acetabular.

 

Quais são as técnicas possíveis na Cirurgia Preservadora do Quadril?

A preservação da articulação do quadril pode ser feitas de várias maneiras, usando desde técnicas mais simples até cirurgias extremamente complexas.

Dentre as muitas técnicas , podemos citar:

1-     Osteotomias Femurais

2-     Ostotomias Acetabulares

3-     Luxação Cirúrgica Controlada

4-     Artroscopia do Quadril

 

Por  Dr. Lucas Pinto D’Amico Fam